Bem vindo

Caro visitante.

Seja bem vindo ao Educa Arte.

Se possível, ajude-me a melhora-lo.




quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TRÊS FILMES

CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
CONCEIÇÃO FIGUEIRÓ DE OLIVEIRA
FRANCISCO BADARÓ - TURMA ARAÇUAÍ

TRÊS FILMES: SUAS VISÕES E EFEITOS NA SOCIDADE.

Os filmes, Fases da Revolução Industrial (I), Criança – a alma do negócio (II) e Viciado em World of. Warcraft (II), apresentam temas diferentes, mas ambos apontam para a questão e ou forma como as tecnologias são usadas e sobre suas conseqüências caso as mesmas forem utilizadas de maneira equivocadas.
Esses filmes nos apresentam temas absolutamente relevante. Não é possível assistir aos mesmos e ficar sem repensar algumas questões.
Certamente, a Revolução industrial, com o salto do artesão, desde a manufatura até a era industrial, trouxe muitos benefícios para a sociedade, mas, quem conhece o processo e ou assiste ao filme I, percebe que muitas pessoas foram e ainda são exploradas em trabalhos mal remunerados, principalmente as mulheres e as crianças. Como não bastasse às crianças às vezes serem exploradas como mãos de obras baratas, o filme, Criança - alma do negócio apresenta que elas também são induzidas por meio de propagandas bem elaboradas, a comprar até mesmo o que não precisam. O que se pode perceber com isso, que o filme II também é questionador e deve ser uma ferramenta de reeducação das famílias para que as mesmas não se tornem cada vez mais escravas do capitalismo e das tecnologias como a triste realidade apresentada pelo filme, Viciado em Word of warcraf, em que a mãe já não sabre mais como auxiliar o seu filho a se curar desse mal.
Acredito que dos três filmes, o III além de mais atual, deve ser muito debatido em escolas e grupos de jovens, uma vez, que muitos ainda não vêem o vicio pela informática como uma doença. Portanto, não há como buscar soluções sem que antes a sociedade perceba os riscos e possíveis conseqüências que a mesma tem como ameaça de desestruturação das famílias e de seus jovens e adolescentes. Cabe assim aos lideres e formadores de opinião auxiliar e preparar os jovens sobre os benefícios e possíveis malefícios que a tecnologia proporciona para que os mesmos não culpem a sociedade de hoje de não os preparar para fazer uso de suas escolhas com consciência dos riscos que as evoluções tecnológicas podem lhes oferecer.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, Conceição.

    A responsabilidade dos líderes, formadores de opinião, é muito grande em relação às questões apresentadas. Sua resenha ficou bem interessante!
    Parabéns!

    Um abraço.
    Cida

    ResponderExcluir