CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
CONCEIÇÃO FIGUEIRÓ DE OLIVEIRA
FRANCISCO BADARÓ - TURMA ARAÇUAÍ
TRÊS FILMES: SUAS VISÕES E EFEITOS NA SOCIDADE.
Os filmes, Fases da Revolução Industrial (I), Criança – a alma do negócio (II) e Viciado em World of. Warcraft (II), apresentam temas diferentes, mas ambos apontam para a questão e ou forma como as tecnologias são usadas e sobre suas conseqüências caso as mesmas forem utilizadas de maneira equivocadas.
Esses filmes nos apresentam temas absolutamente relevante. Não é possível assistir aos mesmos e ficar sem repensar algumas questões.
Certamente, a Revolução industrial, com o salto do artesão, desde a manufatura até a era industrial, trouxe muitos benefícios para a sociedade, mas, quem conhece o processo e ou assiste ao filme I, percebe que muitas pessoas foram e ainda são exploradas em trabalhos mal remunerados, principalmente as mulheres e as crianças. Como não bastasse às crianças às vezes serem exploradas como mãos de obras baratas, o filme, Criança - alma do negócio apresenta que elas também são induzidas por meio de propagandas bem elaboradas, a comprar até mesmo o que não precisam. O que se pode perceber com isso, que o filme II também é questionador e deve ser uma ferramenta de reeducação das famílias para que as mesmas não se tornem cada vez mais escravas do capitalismo e das tecnologias como a triste realidade apresentada pelo filme, Viciado em Word of warcraf, em que a mãe já não sabre mais como auxiliar o seu filho a se curar desse mal.
Acredito que dos três filmes, o III além de mais atual, deve ser muito debatido em escolas e grupos de jovens, uma vez, que muitos ainda não vêem o vicio pela informática como uma doença. Portanto, não há como buscar soluções sem que antes a sociedade perceba os riscos e possíveis conseqüências que a mesma tem como ameaça de desestruturação das famílias e de seus jovens e adolescentes. Cabe assim aos lideres e formadores de opinião auxiliar e preparar os jovens sobre os benefícios e possíveis malefícios que a tecnologia proporciona para que os mesmos não culpem a sociedade de hoje de não os preparar para fazer uso de suas escolhas com consciência dos riscos que as evoluções tecnológicas podem lhes oferecer.
Concordo plenamente, Conceição.
ResponderExcluirA responsabilidade dos líderes, formadores de opinião, é muito grande em relação às questões apresentadas. Sua resenha ficou bem interessante!
Parabéns!
Um abraço.
Cida